O desenvolvimento de negócios, ou "business development" (BD), está se consolidando como uma ferramenta essencial na advocacia. Nos últimos anos, essa área ganhou destaque por ser fundamental na expansão da carteira de clientes e na ampliação dos serviços oferecidos aos clientes existentes.
Anna Kennedy, especialista há mais de 20 anos na área, define BD como a disciplina indispensável para impulsionar o crescimento, conquistando novos clientes lucrativos e fortalecendo os relacionamentos com os clientes já conquistados. Mas como isso é feito? Kennedy destaca seis pilares essenciais:
No contexto jurídico, o desenvolvimento de negócios exige uma atenção especial. Quem atua nessa área sabe que, além das estratégias tradicionais, é necessário gerenciar a participação em rankings jurídicos como o Leaders League, Chambers & Partners, Legal500 e Análise Advocacia. Lembrando, tudo isso deve estar em conformidade com as normas da OAB.
A OAB é clara: embora os serviços advocatícios sejam um bem de consumo, a advocacia não é uma atividade de varejo. Portanto, a divulgação de serviços jurídicos não pode adotar um caráter mercantilista. (https://www.oab.org.br/noticia/61196/marketing-juridico-como-fazer-publicidade-em-obediencia-ao-estatuto-da-oab)
O que isso significa para você? Que o desenvolvimento de negócios na advocacia não se resume apenas ao crescimento. Trata-se de crescer com ética, respeitando as normas que regem a profissão, e destacando seus serviços no mercado. Ao dominar essa área, você não só expande sua carteira de clientes, mas também fortalece sua reputação.
Está pronto para transformar o crescimento do seu escritório?
Aprenda mais sobre esse tema no podcast BD in Law. Toda segunda-feira, eu, Gabriel Bdine, especialista em desenvolvimento de negócios no mercado jurídico converso com converso com profissionais do mercado jurídico sobre BD. Não perca!